Saiba as diferenças entre planejamento estratégico e financeiro

Para que a sua empresa caminhe na captação de novos clientes, precisa necessariamente conhecer a diferenças entre planejamento financeiro e estratégico

Planejamento estratégico é um termo bastante usado no universo empresarial, bem como, obviamente, finanças. O costume em usarmos esses termos leva muitas pessoas à confusão entre o planejamento estratégico e o planejamento financeiro. Neste artigo, veremos a principais diferenças entre eles.

As diferenças

Quando o planejamento se atenta apenas ao balanço financeiro da empresa, sem levar em consideração os fatores externos de mercado, podemos dizer que o serviço prestado foi de planejamento financeiro. Porém, caso houvesse um interesse da empresa, o planejamento poderia ser expandido dentro do conceito estratégico. Isso porque, todas as vezes que o planejamento é feito visando apenas as projeções financeiras, ele precisa analisar o conceito do mercado e da empresa internamente para chegar a essas conclusões, podendo também expandir o seu serviço projetando o futuro geral da empresa, segmentando-a ao mercado, fazendo, assim, um planejamento estratégico.

Quando falamos de planejamento estratégico, falamos em um serviço contábil amplo que passa por todas as esferas da empresa, estudando o mercado, clientes, concorrência etc. Já o planejamento financeiro é restrito na previsão de orçamentos, listas de trâmites financeiros periódicos e balancetes.

Etapas

O organograma a seguir explica a diferença prática entre o planejamento financeiro e o estratégico. Segue as diferenças mais claras:

  • Orçamento: enquanto o estratégico tem um foco funcional, o financeiro é pragmático quanto aos valores financeiros, pouco se importando com o custo-benefício.
  • O planejamento estratégico baseia-se em estudos científicos, inclusive de planejamento financeiro.
  • Ao planejamento estratégico compete o fornecimento geral de informações de uma contabilidade, não apenas financeiros.

Muito além da empresa como um valor econômico à sociedade, a observamos através do planejamento estratégico como um valor conceitual, dentro de uma filosofia, interferindo positivamente dentro das estratégias econômicas através do empreendedorismo nacional.

Planejamento de orçamento

Muitos caem no erro de confundir o planejamento de orçamento com o planejamento financeiro, achando que quando estamos a fim de montar apenas uma plataforma financeira para os nossos projetos,  queremos apenas um orçamento a curto prazo. Mas, na verdade, quando falamos de planejamento financeiro, temos que entender que ele passa por ações que estão separadas por um processo de início meio e fim, como todo bom planejamento, e que visa colocar em prática alguma finalidade estratégica, nesse caso, colocar o projeto, seja público ou privado, no eixo econômico, e não apenas orçar algo dentro de uma determinada periodicidade.

 

Facebook Twitter Google+ linkedin email More