Cinco passos da assessoria contábil como braço-direito da empresa

Em cinco passos, a importância da assessoria contábil na saúde vital da empresa e como ela pode te ajudar a captar novos clientes

O número de novos empresários e microempresários cresceu muito no Brasil nos últimos anos. De acordo com o SEBRAE, nos últimos três anos (2014-2017), mais de 26 milhões de empresas foram criadas. Contudo, a sobrevivência dessas empresas dependem muito de um fator: assessoria contábil.

Para quem acha que a contabilidade serve apenas para fazer balancetes e construir questões relacionadas ao setor financeiro, está enganado, pois a contabilidade está impregnada à saúde vital da empresa. Com o serviço de assessoria contábil, por meio de dados estratégicos, financeiros ou não, a empresa tende a tomar atitudes muito importantes para o sucesso do seu negócio.

Primeiros passos

A contabilidade não pode tirar os olhos da empresa, pois, como uma criança, uma queda pode gerar danos irreversíveis, inclusive fatais. Nessa primeira etapa, a assessoria contábil traçará o modelo da sua empresa, concorrência, público-alvo, momento de mercado etc. Com isso, vocês, em conjunto, construirão uma estratégia para que se levante uma marca forte e que se torne referência no mercado.

É nos primeiros passos, também, que se traça uma construção de futuro à marca, como as estratégias em pequeno, médio e grande porte, responsáveis a prescrever onde a empresa está, por onde vai passar e, também, aonde quer chegar.

Para ser bem-sucedido neste posto, é necessário que você se comunique sem deixar brechas com o seu cliente. Um produto qualificado e uma comunicação assertiva, têm tudo para fazer com que as marcas em questão se torne referência em sua segmentação.

Olho na concorrência

Para que a assessoria contábil olhe para você, ela precisará indubitavelmente olhar para a sua concorrência. É por meio dela que você conseguirá adaptar linguagem, conhecer o público-alvo e ter acesso a estratégias que darão certo, ou não.

Ao olhar para a concorrência, a assessoria contábil lhe dará os subsídios do existente para que você construa o fato novo que chamará a atenção da sua empresa em detrimento dos seus concorrentes.

Criar empatia é muito importante

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Por isso, ter empatia pelo seu cliente, mas, também, criar uma situação de empatia para que ele se coloque no seu lugar, e torne-se  assim alguém fidedigno à sua empresa, é fundamental. Com informações sobre a sua clientela, a assessoria contábil estará lado a lado com você nesse processo empático.

Por meio da assessoria contábil, a empresa terá em mãos uma análise crítica sobre os seus diferenciais e benefícios para gerar gatilhos emocionais ao seu público-alvo.

A importância do realismo

Antes de mais nada, não venha confundir realismo com pessimismo. Otimismo é importante, mas mais importante ainda é o pé no chão e a cabeça no lugar. É importante que você não dê passos maiores que a perna e carregue pesos de clientes que não pode carregar. Tenha humildade para reconhecer os limites da sua empresa, o que pode ser previsto pela sua assessoria contábil.

Quanto mais fardos você têm em sua mão, mais lento será o processo de execução de todos os serviços da sua empresa. No início dela, então, procure ser muito mais qualitativo do que quantitativo, para fazer um bom serviço aos seus clientes e tornar-se referência em seu segmento.

Confiança é essencial

Por fim, ter confiança em seu projeto empresarial é o grande passo pra você ter sucesso em seu empreendimento. E a assessoria contábil lhe fornecerá dados estratégicos para te assegurar essa confiança e lhe dará o suporte para que você sempre esteja no caminho certo.

Facebook Twitter Google+ linkedin email More